25 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
27/03/20 às 22h46 - Atualizado em 28/03/20 às 11h42

Gerente da UBS 1 faz balanço da vacinação contra a gripe

COMPARTILHAR

Maísa Marth destaca trabalho integrado com a Administração Regional para atendimento de excelência à população

 

Mais de cinco mil pessoas foram atendidas no Riacho Fundo I nesta primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Com isso, nossa cidade bateu a meta estabelecida pela Secretária de Saúde e garantiu a proteção da ampla maioria da população que têm 60 anos ou mais. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 superou a média nacional nesta primeira fase, que tem os idosos como público-alvo.
A opção de drive thru para vacinação – onde o paciente não precisa sair do carro para receber o atendimento – foi muito elogiada pelos moradores. Por conta da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde decidiu inovar e ofertar esse serviço. A celeridade no atendimento, a tenda instalada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 e a logística de sinalização e orientação da população também receberam diversos comentários positivos nas redes sociais. A Administração Regional do Riacho Fundo I tem prestado todo o apoio necessário a esta importante ação.
A administradora Ana Lúcia Melo exaltou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde na cidade. “Agradecemos e parabenizamos, de forma especial, os profissionais da UBS que se prontificaram e tanto se empenharam ao longo desta semana, deixando suas famílias em casa e vindo cuidar da nossa população de forma tão carinhosa. Na quarta-feira, ficamos até às 22h fazendo o atendimento dos nossos idosos e foi extremamente gratificante. Esse comprometimento em cuidar da população e servir a todos com excelência é uma determinação do governador Ibaneis Rocha que tem sido desempenhada com maestria em nossa cidade”.
Para detalhar as ações e os serviços realizados durante a semana e ao longo dos últimos meses, conversamos com a gerente da UBS 1 do Riacho Fundo I, Maísa Marth dos Passos Santos.

✔️ Confira!

➡️ Quais os maiores desafios enfrentados nesta primeira semana de vacinação contra a gripe❓

Maísa Marth: Houve grande interação entre todos os servidores envolvidos e conseguimos superar todos os eventuais obstáculos, como a questão das chuvas. Graças a dedicação e a eficácia das equipes evolvidas, atingimos a meta estabelecida para esta primeira semana. A população aderiu consideravelmente e a opção drive thru gerou mais segurança e agilidade a todos. Mais uma vez, conseguimos prestar um serviço de saúde com qualidade, eficiência e resolutividade, dando segurança e saúde para a população do Riacho Fundo I.

➡️ Como a senhora avalia o apoio da Administração do Riacho e demais órgãos do GDF❓

Maísa Marth: Extremamente positivo. Essa parceria com a Administração Regional do Riacho Fundo I tem sido muito importante. A administradora Ana Lúcia Melo tem sido muito prestativa e comprometida com a saúde em nossa cidade. Os servidores da Administração, seguindo sua líder, também se empenham, se envolvem e estão sempre atentos às demandas dos moradores.

➡️ Quantos atendimentos são realizados mensalmente na UBS 1❓

Maísa Marth: Apenas nessa unidade, são mais de 13 mil atendimentos por mês em todas as áreas, tais como: vacinação, farmácia, ginecologia, pré-natal, acompanhamento das crianças, dentista, clínica médica, entre outros. Ressaltamos ainda a importância do atendimento aos grupos de práticas integrativas como yoga, prevenção de quebras, dores crônicas, terapia comunitária, lian gong, obesidade (Viver Mais Leve) e o grupo de convivência. Também realizamos o acompanhamento de portadores de diabetes e hipertensão, além de outros grupos crônicos._

➡️ Qual mensagem gostaria deixar neste momento de combate ao coronavírus❓

Maísa Marth: A mensagem para a população é que respeite o período de isolamento. Evite sair para que a gente não tenha circulação de vários vírus como influenza e o próprio coronavírus. Só venha à UBS caso seja muitíssimo necessário. Precisamos que essa pandemia passe para termos um controle na propagação do vírus. Temos que evitar que tenhamos maiores complicações de quadros clínicos e comorbidades. Vamos, juntos, superar esse momento. Tudo passa. Esse é o nosso recado. Fique em casa.

➡️ E, por fim, qual o balanço das ações e serviços realizados nos últimos meses na UBS 1❓

Maísa Marth: Desde o início de 2019, temos tido grandes avanços. Destaco aqui o trabalho integrado entre a UBS 1, a Supervisão da Região de Saúde Centro-Sul e a Administração Regional. Priorizamos a resolutividade e a efetividade na implementação de políticas públicas, conforme orientação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Temos obtido muito sucesso nessa parceria. Nosso compromisso é com a melhoria dos índices de desenvolvimento humano da população do Riacho Fundo I. Parabéns a todos! Esse espírito de coletividade e trabalho em equipe seguirá nos guiando para que tenhamos cada vez mais saúde e qualidade de vida em nossa cidade.,

 

 

 

 

Produzida por João Rodrigues – ASCOM do Riacho Fundo I – essa reportagem também contou com dados gentilmente informados pelo enfermeiro de Saúde da Família da UBS 1, Josias leite de Freitas Júnior. 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros